Quando se trata de processos de digitalização, o RH é muitas vezes um dos últimos departamentos a se adaptar. Se compararmos com áreas como Marketing e Vendas, Controladoria e até Finanças (que costuma ter uma atuação mais conservadora), a adoção de soluções e serviços digitais no RH ainda é lenta.
Mas esse cenário vem mudando, à medida que mais gestores estão entendendo que para ter uma atuação menos operacional e mais inteligente, podem contar com tecnologias disruptivas, que estão cada vez mais acessíveis e fáceis de implementar.
E o movimento em direção à transformação digital está se tornando cada vez maior porque as organizações estão reimaginando seus modelos de serviços, automatizando processos e adotando ferramentas que tragam satisfação aos funcionários, redução dos custos administrativos e mitigação dos riscos legais.
Veja, a seguir, os principais benefícios que o departamento de RH obtém com a digitalização de seus processos mais críticos:
Documentação de colaboradores mais organizada, acessível e segura
Por meio da digitalização da documentação dos colaboradores, é possível ter acesso mais imediato aos registros dos profissionais, melhorar a eficiência da operação (evitar perda de tempo no manuseio de documentos em papel, por exemplo).
A digitalização de prontuários dos funcionários, por exemplo, também facilita na otimização de arquivamento e dá ao gestor mais garantia de que as informações estarão sempre seguras (controle de versões de alterações, backup de arquivos etc.).
Melhorias na experiência de usuário dos funcionários
Ao selecionar a tecnologia certa, os departamentos de RH podem oferecer um portal corporativo com a interface de usuário mais simples, rápida e inteligente como parte de um sistema de gerenciamento de capital humano.
Com a tecnologia digital, as organizações podem colocar a produtividade e o engajamento no centro do processo, o que, por sua vez, deve promover a lealdade do pessoal. O desenvolvimento de uma interface de usuário simples e intuitiva, que pode ser acessada por desktop ou móvel, significa que os funcionários podem interagir uns com os outros e com seus gestores de maneira eficaz e útil.
Avaliação de talentos em tempo real
Os processos de avaliação de desempenho, realizados em conjunto com as lideranças das equipes, estão se tornando mais populares nas organizações. Eles ajudam na avaliação do progresso dos profissionais, no desenvolvimento e na retenção de talentos.
Também nisso a tecnologia digital pode ajudar. Por meio de soluções que podem ser acessadas tanto pelos colaboradores quanto pelos líderes, em qualquer hora e local, é possível definir objetivos e acompanhar indicadores que proporcionem uma visão estratégica. E o RH recebe relatórios periódicos para cruzar com suas iniciativas estratégicas para reportar à direção e agir baseado em informações sempre atualizadas e relevantes.
Assim, os departamentos de RH se tornam ainda mais estratégicos, pois podem identificar áreas de melhoria e desenvolver planos para abordar as questões com rapidez e eficiência.
Coordenação de benefícios com mais facilidade e transparência
Com pacotes de benefícios a empregados, as empresas estão trabalhando para manter o pessoal mais feliz e engajado, oferecendo uma gama de benefícios secundários (ações de qualidade de vida, horários flexíveis, associações com fornecedores externos para obtenção de descontos etc.).
Ao usar soluções tecnológicas para desenvolver um hub que oferece informações sobre todas essas regalias online, é muito mais fácil para as pessoas tirar proveito delas. Isso, por sua vez, deve impulsionar o moral da equipe, uma vez que os indivíduos são mais propensos a se sentir cuidados pelas empresas a quem prestam serviços.
Controle efetivo dos processos do departamento
Uma série de plataformas e aplicativos digitais também oferecem aos gestores de RH formas mais automatizadas e seguras de distribuir, controlar e avaliar as tarefas de seu time de analistas e assistentes.
Assim, sobra mais tempo para que os gestores da área se dediquem a uma atuação mais analítica e menos operacional. Afinal, uma sequência de atividades é parametrizada nas aplicações e o time pode reportar o andamento das atividades em tempo real.
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