Como montar, facilmente, uma central de controle de mídias digitais ricas – Media Center no digiBOX.
Afinal o que são mídias ricas?
Bem, mídia rica são arquivos como fotografias, sons, imagens vídeos e outros. Duas principais características diferenciam a mídia rica das demais:
- o tamanho dos arquivos: normalmente as fotografias e vídeos são arquivos grandes (Gb) e sua manipulação é complicada;
- a forma de acessar o conteúdo: o acesso a uma foto é basicamente a visualização. Existem poucas formas de tratar o conteúdo de uma imagem sem vê-la.
Sabe aquelas fotos e filmes da festinha de final-de-ano, da entrega do prêmio, da inauguração, da reforma, da viagem, do encontro com clientes e outros que estão espalhados em sua rede. Isto poderia ser colocado em uma biblioteca, controlado o acesso, a visualização, o uso e outros. Esse é o conceito de Media Center.
Todas as pessoas e empresas têm um volume considerável de fotos, sons e vídeos e isso acaba ficando em um diretório na rede ou HD, e a forma de acesso e preservação é bastante ineficaz e pobre, pois está sujeita a todas as dificuldades inerentes a esses ambientes.
A manipulação de fotos e vídeos é bastante complicada. Estamos falando de arquivos grandes e especiais. Assim tarefas simples como enviar uma informação por email ou colocar uma foto em uma apresentação podem se tornar um pesadelo.
Procurar por uma foto, ou por um trecho de um vídeo acaba sendo um grande problema.
O problema muda de dimensão quando estamos falando de empresas ou pessoas que produzem mídia digital. Aqueles profissionais e ambientes onde a produção de imagens, fotos, filmes faz parte do dia-a-dia.
Como montar um Media Center no digiBOX
O digiBOX oferece várias funcionalidades para que você possa montar seu Media Center de forma simples e eficaz.
Primeiramente podemos dizer que todos os Serviços de Biblioteca, disponíveis no digiBOX, estão à disposição para arquivos de mídia rica. O controle de versão, as formas de pesquisa, o controle de check-in/out, e o controle de acesso podem ser usados sem problemas para fotos, vídeos e outros.
Indexação e Tipologia Documental
Quando um arquivo de mídia rica é colocado no digiBOX, uma série de propriedades (indexadores) pode ser agregada a ele. Mais do que isso, quando, por exemplo, uma foto digital é colocada no digiBOX ele é capaz de extrair informações do arquivo de imagem e guardar essa informação na forma de atributos. O digiBOX usa o modelo de atributo EXIF, e assim pode obter automaticamente as dimensões das fotos, máquina que foi tirada, se havia flash etc..
Com estes atributos é possível melhorar a pesquisa às imagens, permitindo pesquisas se utilizando desses indexadores.

Geração de Miniaturas (Thumbnails)
Como sabemos a melhor forma de se acessar uma imagem é visualizando-a. Entretanto, por conta do tamanho dos arquivos, esse acesso pode ser difícil e demorado. Assim o digiBOX implementa a geração de miniaturas, para que as mesmas sejam apresentadas na interface, acelerando a visualização e facilitando a pesquisa. Essas miniaturas são na verdade arquivos menores em tamanho e resolução, e podem ser usados em apresentações e outros documentos, sem a necessidade de se utilizar o arquivo de alta resolução.
Visão Galeria
A Visão Galeria está disponível na Biblioteca de Documentos. Essa visão suporta as características padrão da Biblioteca como a seleção de multi objetos, “upload” de documentos via “drag and drop”, e também funcionalidades como a capacidade de dinamicamente alterar o número e o tamanho das miniaturas das imagens em tempo real. Na visão galeria também é possível a visualização rápida de miniaturas em uma “tira de miniaturas”, além de poder expandir as imagens para tela cheia.



E agora, por onde começar?
Para você criar seu Media Center, aqui vai uma sugestão de sequenciamento:
- Monte uma estrutura de pastas no digiBOX, para receber suas fotos e filmes. Pode ser uma coisa simples de início – ano e álbum por exemplo. Depois você poderá alterá-la com o tempo e em função das necessidades, movimentando seus arquivos.
- Monte um conjunto de pastas temporárias em seu micro ou rede que serão a “base” para você transferir os arquivos para o digiBOX.
- Instale e configure o digiBOX|SYNC para as pastas que foram criadas. Com o SYNC basta você mover as fotos e os arquivos para as pastas temporárias e ele fará a sincronização com o digiBOX. Como são arquivos grandes e normalmente uma boa quantidade, isso pode levar algum tempo. Mas você não precisa se preocupar pois o SYNC fará tudo sem que você precise ficar cuidando disso.
- Comece a colecionar suas imagens e arquivos movendo-as para as pastas temporárias.
- Ao término da sincronização você poderá desligar o SYNC, fazer uma verificação e apagar os arquivos de sua rede pois eles estarão no digiBOX.
- Aí já dentro do digiBOX organize seu Media Center como quiser e aproveite as facilidades que a interface lhe oferece.
Suporte
Lembre-se que o nosso suporte está à sua disposição para ajudá-lo na criação de seu Media Center, na instalação e configuração do SYNC e qualquer outra coisa que precisar.