Você sabia que a estrutura do seu prédio ou do seu escritório pode estar sendo sobrecarregada por conta do armazenamento de documentos?
Você conhece arquivos deslizantes, certo? Provavelmente em seu escritório existam alguns deles.
Os arquivos deslizantes são normalmente usados para otimizar o espaço de armazenamento de documentos. Como a maioria dos escritórios tem problemas com espaço, esse tipo de arquivo se tornou uma solução usada por quase todos os escritórios.
O que você talvez não saiba é que esses equipamentos podem colocar em risco a estrutura de seu prédio devido à concentração de “peso”, chamada pelos engenheiros de sobrecarga.
Uma laje de um prédio comercial é dimensionada para atender à norma ABNT NBR6120, que define que a sobrecarga para um escritório deve ser de 200kgf/m2. A mesma norma determina que para uma biblioteca essa laje deve ser calculada com uma sobrecarga de 600kgf/m2.
Agora, quanto pesa um arquivo deslizante com pastas, caixas e documentos? Será que isso ultrapassa os 200kgf/m2? Vejamos:
- Uma prateleira de pastas suspensas, com 1 metro de largura, tem aproximadamente 40kg de papel (conteúdo);
- Um armário deslizante típico tem 7 prateleiras de altura (isso se você não colocar nada em cima dele);
- A profundidade dos módulos simples dos arquivos deslizantes tem cerca de 45cm;
- Além do peso do papel dentro do armário ainda temos o peso do próprio armário (metal), que é cerca de 80kg para um módulo de 1 metro por 45 cm;
Assim sendo o peso de cada módulo de 1 metro é:
(7 prateleiras x 40kg) + 80kg = 360kg.
A área da base de um módulo é de: 1m x 45cm = 0,45m2.
Desta forma a sobrecarga de cada módulo de 1 metro é 360/0,45 = 800kgf/m2.
Pois bem, isso é muito acima do estabelecido nas normas. Os arquivos deslizantes foram projetados para ficarem no térreo.
Você pode eliminar seus arquivos a partir de uma iniciativa de digitalização de documentos e de eventual guarda externa de documentos. Além da otimização de seus processos internos com a digitalização, você ainda poderá liberar espaço em seu escritório e aliviar as estruturas de seu prédio.
Nossa Senhora da Construção Civil agradece.
JOAQUIM ROBERTO SANTOS
Excelente! Não sou da área (nem construção civil, nem mantenho escritórios; sou um idoso aposentado). Mas lembro que quando ativo profissionalmente, em um banco, mesmo sem conhecimentos específicos nesses cálculos, apenas por uma questão de lógica, costumava alertar o pessoal da área de layouts das agências que gerenciei p/ o excesso de peso em pontos dos prédios, representado por arquivos diversos de documentos em papel (à época comuns), mas nunca fui ouvido pelos ‘experts’… Hehe!
JOAQUIM ROBERTO SANTOS
Agora, estava apenas buscando por peso que suportam as prateleiras p/ livros, p/ reformar minha biblioteca e deparei-me c/ essa matéria, que também será útil nos meus cálculos, já que3 tais prateleiras ficarão em um pavimento superior do imóvel. Sou grato pela disponibilização da matéria.
Diogo Mengue
Prezados, gostaria de fazer um orçamento deste produto.
Poderia me enviar uma apresentação?