A busca por automação dos processos de negócio parece ser uma coisa viva nas empresas, não?
Você já ouviu alguém falar que gostaria de se livrar da papelada do dia-a-dia?
Pois é, mesmo com tudo isso a ideia de ter uma empresa sem papel (Paperless Company) ainda é uma meta distante para a maioria das organizações. Essa situação fica clara em um estudo recente feito pela AIIM – “Winning the Paper Wars,” co-patrocinado pela Alfresco.
Vale lembrar que essa pesquisa foi feita nos EUA. Portanto se você pretende fazer algum paralelo com a realidade brasileira, certamente teremos dados piores que os da pesquisa.
Para mim foi uma surpresa verificar os baixos níveis de automação de muitas empresas e negócios:
- Aproximadamente metade das organizações pesquisadas (47%) tiveram um progresso mínimo (5%) sobre os processos que poderiam ser totalmente sem papel (paper free). 18% dos pesquisados ainda não iniciaram qualquer automação neste sentido.
- Aproximadamente 33% das organizações produzem documentos eletrônicos, formulários e PDFs e os processam separadamente do papel que às vezes é digitalizado (escaneado). 20% das organizações imprimem os documentos eletrônicos, incluindo 13% que imprimem os documentos e os digitalizam através de um sistema de captura.
- Somente 24% das organizações pesquisadas têm uma política específica para “retirar o papel de seus processos”.
- Para 19% dos pesquisados o volume de papel nas empresas continua aumentando.
No entanto, os benefícios da automação de processos intensivos em papel são substanciais:
- 2/3 das empresas que adotaram “Processos Sem Papel” relataram um retorno do investimento (payback) na automação em 18 meses. 50% veem o retorno do investimento em um período de 12 meses.
- Na média, os pesquisados estimam que a retirada de papel dos processos poderia melhorar a velocidade de resposta a clientes, cidadãos, etc em 4 vezes e aumentar a produtividade da equipe de trabalho em cerca de 29,7%.
- 70% dos pequisados relatam que a automação nos processos de Contas a Pagar e Contas a Receber tem um retorno do investimento (ROI) como “Bom” ou “Excelente”
Nós vemos desafios e benefícios similares em nossos clientes, que buscam melhorar e automatizar processos centrados em documentos.
O digiBOX é destinado a ajudar os clientes a melhorar a eficiência e velocidade de processos centrados em documentos.
Nós também oferecemos uma série de serviços de Gestão Documental, tais como o digiSCAN que é a digitalização de documentos, para assegurar o sucesso de nossos clientes na implementação de processos “sem papel” sustentáveis.
Qual é o seu desafio?